top of page

Foco: Três Dicas Essenciais Para Desenvolvê-lo

Olá, caros leitores do blog!

 

Hoje vou compartilhar com vocês alguns hábitos que me ajudaram a desenvolver o foco! Sempre me considerei uma pessoa distraída, e acreditava que não conseguia focar por muito tempo em uma coisa só. Quer dizer, enquanto acreditei nisso, eu me mantive assim. Começava várias coisas ao mesmo tempo, e raramente concluía todas. 


Apesar de achar que estava me virando bem, no fundo sentia que não era a melhor maneira de ser produtiva. Eu precisava aprender a fazer uma coisa só, focar nela por tempo suficiente até ser completada, para então só então ir para a próxima tarefa.


Depois que comecei a estudar para concursos, dei um jeito de mudar. Então vou compartilhar com vocês algumas dicas que não só me ajudaram, mas continuam me ajudando a manter o foco durante o dia. Posso dizer que, dentre tantas outras dicas e tantos livros lidos, essas foram as mais importantes para que eu realmente visse diferença no desenvolvimento do meu foco.


Basicamente, vamos falar de:

  • Acreditar que é possível mudar

  • Eliminar distrações

  • Definir prioridades


Acreditar que é possível desenvolver o foco

Antigamente eu evitava fazer muito de uma só coisa por muito tempo, e também era assim com os estudos. Não conseguia ficar concentrada em uma única atividade. E foi dessa forma por muito tempo, justamente por eu acreditar que não conseguia de outra forma, que aquele era meu jeito de trabalhar e ponto


A partir do momento em que me forcei a trabalhar por mais tempo, comecei a desenvolver meu foco em uma só tarefa. Ou seja, essa mudança só começou a partir do momento em que parei de me identificar com o rótulo de “distraída”.


Como eu comentei, até que eu era relativamente produtiva no modo “multitarefas”. Talvez por isso tenha ficado na zona de conforto por tanto tempo, por estar me virando bem dessa forma. Foi só com o início da jornada nos concursos que veio a necessidade de mudar. O tempo era escasso, os recurso eram limitados, e eu não poderia mais desperdiçar meu tempo pulando de tarefa em tarefa. Parando no meio dos estudos porque lembrei que precisava fazer tal coisa. Não ia render assim!


Foi o contato com artigos sobre foco, com dicas de técnicas de estudo, que me fez ver o quanto seria uma mudança produtiva para mim. E, para ser bem sincera, até pouco tempo atrás ainda evitava isso de passar muito tempo focada em uma só atividade. No fundo acho que a gente fica se sabotando, pensando “não é pra mim”, mas é possível trabalhar nisso.


Então, a primeira dica (e, nesse caso, a mais importante) é: liberte-se do rótulo de distraído. Acredite que pode mudar!


Ou seja, essa mudança só começou a partir do momento em que parei de me identificar com o rótulo de “distraída”.

Celular longe e demais notificações desabilitadas 

Não vejo notificação de Instagram, Facebook, Messenger, E-mail, etc. É realmente muito libertador não ser interrompido pelas notificações do celular, pois eu escolho o horário em que irei tratar delas. Nos dias mais críticos, deixar o celular em outro cômodo também é de grande ajuda. 


Eu já comentei diversas vezes nas redes sociais: há evidências científicas de que o simples fato de ter o celular por perto te deixa mais distraído e ansioso. A gente sempre fica naquela sensação de “será que alguém vai me mandar alguma mensagem?”, “será que tem e-mail novo?". Isso é péssimo para o foco!


Sei que temos muitas distrações que fazem o mesmo “papel” do celular, mas creio que no contexto em que vivemos atualmente, altamente dependentes dos dispositivos móveis, essa deva ser a maior e mais prejudicial delas.


Uma coisa que penso é que devemos moldar o nosso ambiente para favorecer o nosso foco. Então se você sabe que o celular te distrai, tira a concentração do que está fazendo, por que ainda mantém ele ali?


Definir qual minha prioridade do dia

Eu gosto de fazer muitas coisas. E sei que a maioria das pessoas também gostaria de estar ou está envolvida em vários projetos ao mesmo tempo.


O problema é que se eu não decidir o que é mais importante para determinado dia ou época da minha vida, ou fico totalmente paralisada (não faço nada), ou começo várias coisas e não termino nada. Trabalho sempre em analisar quais minhas prioridades para o dia, para a semana, para o mês. Isso me permite ter melhor clareza no sentido de “agora é hora de focar em X, porque é o mais importante que eu preciso fazer hoje”. Se eu não decido prioridades, fico tentada a fazer tudo ao mesmo tempo e me enrolo.


Uma coisa é clara: quem quer fazer tudo não faz nada direito. Não adianta a gente querer ser o melhor em várias coisas ao mesmo tempo, porque para ser excepcional em algo é preciso dedicação extraordinária. E, até onde eu sei, temos apenas 24h por dia para nos dedicar aos nossos projetos, dormir, satisfazer nossas necessidades fisiológicas, emocionais, trabalhar, estudar. Então, em resumo, não sobra tempo para ser excepcional em tudo. Se você não estabelece suas prioridades vai perder o foco, e não vai alcançar nada de significativo.


Uma coisa é clara: quem quer fazer tudo não faz nada direito.


Para focar em atividades importantes, o cliché é real: menos é mais. Escolha o que é mais importante no momento e dedique toda sua atenção a essa prioridade. Toda vez que uma distração ou tarefa secundária tentar tirar seu foco, reflita: isso contribui para o alcance do que eu defini como prioridade? Se a resposta for “sim”, planeje-se para fazer essa atividade, se a resposta for “não”, ela deve ser eliminada da sua lista de tarefas (e dos pensamentos!).


Esses foram os principais fatores que influenciaram na minha habilidade em focar. Podem não parecer “dicas práticas”, e realmente não são. Considero-as mais como um trabalho constante a ser desenvolvido, de forma se manter sempre na linha do foco, longe das distrações. Eu não acho que uma habilidade tão importante como o foco pode ser desenvolvida da noite para o dia, e aconselho que vocês mantenham isso em mente.


E vocês, conseguem pensar em algum fator importante pra vocês? O que os tem ajudado a desenvolver o foco?


Até mais!

207 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page