top of page

Como Ler Mais: 7 Dicas Para Criar o Hábito da Leitura

Você quer incorporar o hábito da leitura mas nunca conseguiu?

Quer aprender como ler mais livros?

Ou pelo menos ler com regularidade?


E não estou falando apenas das leituras para concursos ou estudos de forma geral, mas principalmente das leituras "por prazer"! É importante ter em mente que independentemente do gênero, ler bons livros te trará inúmeros benefícios, como:

  • Ler mais rápido

  • Expandir o vocabulário

  • Escrever melhor

  • Melhorar a compreensão e interpretação de textos

  • Te ajudar a resolver problemas específicos

  • Relaxar

  • Além de sempre trazer algum aprendizado nas diversas áreas da vida!


Ufa, quanta coisa boa, né? Então que tal aprender hoje comigo cinco dicas valiosas para começar a ler com mais frequência?



1 - Escolha um livro que te agrade

Não adianta querer ler um gênero só porque as pessoas dizem que é bom, se o tipo de leitura não te agrada. Vai ser difícil manter a motivação na leitura se você não se interessa pelo que está lendo



Liberte-se e escolha o tipo de livro que te chamar mais atenção! Para isso, é bacana frequentar livrarias e folhear os livros antes de comprar. Às vezes o gênero é do nosso gosto, mas o estilo do autor também deve ser levado em conta.


Lembre-se: livro bom é aquele que te prende do começo ao fim, e não só as “altas literaturas” como os grandes clássicos.


2 - Comece com duas páginas por dia

Para incorporar hábitos diferentes, comece com os mini-hábitos. Um mini-hábito é qualquer hábito ridiculamente pequeno, fácil demais para não ser cumprido.


Nesse caso, penso que duas páginas por dia é uma meta super viável e fácil de ser alcançada. Não precisa ler mais que duas páginas, só se der vontade - e é bem provável que você continue lendo após começar.


Pode parecer pouco, mas o mini-hábito tem altas chances de sucesso e de se tornar um grande hábito, pois você começa a construir uma disciplina que não tinha antes.


Então em vez de ter grandes metas, comece com miniobjetivos. Afinal, melhor pouco do que nada, não acha?


3 - Tenha um horário para leitura

Especifique um horário do seu dia em que as duas páginas podem ser encaixadas. Logo depois de acordar, no intervalo do almoço, após a janta, antes de dormir - você escolhe! Se achar necessário, coloque um despertador para te lembrar.



Quando definimos "quando" fazer é mais fácil de realizar, do que deixar a ação à mercê da nossa força de vontade.


Dessa forma, você também ajuda a cementar o hábito da leitura, pois ficará mais fácil de cumprir o seu mini-hábito.


4 - Instale um aplicativo para ler livros no celular

Muitas pessoas dizem que não gostam de ler por dispositivos digitais, mas não passam um dia sem ler algum textão do Facebook, não é mesmo? Da mesma forma, eu aposto que você não passa o dia sem checar o celular ao menos uma vez


Então por que não aliar esse vício com algo produtivo? Se o livro estiver à mão, não tem como deixar a leitura para depois.


Minha indicação para colocar em prática essa dica é o app do Kindle (Amazon). Os ebooks da Amazon podem ser comprados a custos muito menores do que os livros físicos, e há promoções em que alguns livros chegam a custar 1,99.


5 - Use o gatilho das redes sociais

O gatilho é aquele click no cérebro que vai te fazer iniciar o hábito de forma automatizada.



Você pode usar o gatilho das redes sociais para iniciar sua leitura de duas páginas. Sempre que se pegar perdendo tempo no Facebook, Instagram, WhatsApp, use esses minutos para ver mais algum trecho do livro escolhido.


6 - Não insista em leituras que não te prenderam

A vida é curta demais para perder tempo em livros que não nos acrescentam, e se você insistir em algo que não te prende, vai acabar deixando de lado as leituras.


Lembre-se que você é dono do livro, e não o contrário.


Às vezes temos o apego em querer terminar o livro, mas te garanto que vale muito a pena usar o tempo em algo mais interessante.


7 - Skoob: aplicativo para monitorar as leituras

O Skoob é uma rede social colaborativa brasileira para leitores. Seu nome deriva da palavra books, ao contrário. (Wikipedia)


É possível usar tanto pelo computador, quanto pelo aplicativo.


Dentro dele, você consegue organizar sua estante virtual, marcando os livros que tem, que está lendo, que deseja ler, que emprestou. Além de conseguir incluir atualizações sobre o status de leitura dos livros.


Uma função muito bacana é a meta de leitura, em que você seleciona os livros que pretende ler no ano, e o aplicativo calcula a média de páginas diárias que você precisa ler para dar conta da sua meta. Só esse recurso já é um grande incentivo para a leitura, pois você se sente motivado a cumprir aquele X de páginas diárias.


Além disso, te mostra estatísticas do quanto você já leu, quanto falta para cumprir a meta, como você está no ranking dos amigos e ranking geral.


Como se trata de uma rede social, você também consegue acompanhar as leituras dos seus amigos e interagir com os outros usuários. Pra quem gosta de acompanhar minha lista de leituras, é só me adicionar lá no Skoob: Leilane de Melo Verga.


Ele funciona como uma recompensa para o hábito da leitura. É muito gratificante atualizar o histórico de leitura e acompanhar suas metas, e tem dias que você acaba lendo a mais só para atualizar a média de páginas.


Além disso, o histórico de leituras fica muito mais organizado, e você já sabe o que já leu, onde parou, quais livros abandonou, quais gostaria de ler.


Se você achou essas dicas válidas, compartilhe com os amigos! Todo mundo pode se beneficiar de implementar o hábito da leitura ;)


Bons livros a todos!

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page